terça-feira, 7 de dezembro de 2010

PROJETO - MORADIA POPULAR

Estudo de caso

Para realização do projeto uma pesquisa foi feita com moradores de casas populares. A casa visitada está localizada em Tabapuã - SP, onde vive um casal somente. Para melhor de adaptarem eles construiram um comodo adicional, assim separando a sala da cozinha. Foi constatado que passam a maior parte do tempo na sala, onde fazem refeições, recebem amigos, descansam, etc. Um grande problema foi adequar os móveis a casa, pois as dimensões eram bem maiores que os espaços. 
O projeto então busca melhorar o espaço, as instalações, os mobiliários da casa analisada, porém para dar uma maior dinamica foi proposto que esse casal teria trigêmeos com 8 anos.

A Planta

A planta original da casa possuia 36 m², depois das alterações ela passou a ter 50 m², que está dentro do limite proposto para casas populares que são 55 m².

Planta original

Proposta


Layout modificado (opção 1)
Layout modificado (opção 2)


Para melhor acomodar a família na casa e aumentar a área em que eles passam mais tempo, o banheiro foi trocado de lugar deixando assim um espaço maior para cozinha e sala de estar, que são divididos por um móvel que vai do chão ao teto e é feito de OSB, o armário atende tanto a sala como a cozinha, e também serve para estocar objetos, já que um dos maiores problemas é a falta de lugar para estocagem. Para otimizar o espaço foi proposto para cozinha uma mesa dobrável, que quando não está sendo utilizada pode ser "guardada" no vão presente no armário e os bancos podem ser empilhados virando estante e também podem ser utilizados em outros lugares como na sala.
Como a sala de estar é o local onde a família passa mais tempo reunida e também onde recebe parentes e amigos foi criado um painel de correr feito de OSB que divide o quarto do casal da sala, assim quando o quarto não está sendo utilizado, recolhe os paineis ampliando o tamanho da sala, e a cama do quarto do casal é escamoteável.
A divisão do quarto do casal com o quarto das crianças é feita por um guarda - roupa amplo, onde pode ser armazenado roupa de cama, mesa e banho. No quarto das crianças foi utilizado uma treliche, com armário e gaveteiro para guardar livros e brinquedos e o quarto também possui uma mesa de estudos.
Ao lado do banheiro foi colocado um armário para estocagem, e a lavandeiria fica em local coberto.


Armário Sala/Cozinha
Imagem 1 - Quarto crianças
Imagem 2 - quarto crianças

Imagem 3 - quarto casal

Imagem 4 - quarto casal
Imagem 5 - sala/cozinha
Imagem 6 - sala/cozinha
Imagem 7 - cozinha (mesa dobrada)

Nenhum comentário:

Postar um comentário